quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Minha história na História

Nunca tinha visto tanta alegria nas pessoas daqui quanto no momento do resultado da eleição do Obama. Eu estava dentro da sala de aula mas consegui ouvir as pessoas gritando e os carros businando. Logo o professor ligou o projetor na televisão e a alegria invadiu a aula também. Os alunos começaram a aplaudir e a comemorar. Na tela, uma rua lotada de pessoas gritando "Yes we can! Yes we can! Yes we can!". Achei isso o máximo.
Meu olhar sobre essa eleição presidencial é de estranhamento. O envolvimento profundo das pessoas e dos meios de comunicação em geral com o fato, me chamou especial atenção. Primeiro positivamente: ver barraquinhas dos partidos sempre montadas na faculdade, um monte de voluntários chamando as pessoas a se registrarem para votar, achei isso tudo o máximo. Em casa, a Justine sempre falando em votar...um dia, ela me mostrou que estava treinando num livrinho como votar - um pouco engraçado isso né?!rs E, finalmente, a forma como as pessoas comemoraram o resultado, os rostos emocionados ouvindo o discurso do Obama, o patriotismo e o sentimento de esperança, me comoveram bastante. Outras coisas me pareceram um pouco demais: lojas com "coleção eleição" - tipo a GAP - onde a vitrine era toda vestida e enfeitada com "VOTE". Não é exatamente uma coisa ruim, apenas achei que não combinava com a ocasião. 
Mas essa eleição me pareceu também, um grande espetáculo. Um show! Aliás...uma vez eu fui num show aqui na faculdade, de uma banda não muito conhecida - "Ok go!" - e, no meio do evento, o vocalista resolveu perguntar: "quem vai votar no Mc Cain?" Uns poucos braços se levantaram e o cara começou a rir e a zoar essas pessoas. Achei aquilo ridículo! Depois ele disse: "quem vai votar no Obaaamaaaa?" Ai, todo mundo levantou o braço e começou a gritar.
Bom, quanto à esperança do povo, a única coisa que eu acho é que as pessoas estão depositando um expectativa grande demais em cima de um homem. Mesmo que ele seja muito bom, acho difícil que ele mude tanto assim a vida de todo mundo. Para mim, está rolando um certo fanatismo...conseqüência de um campanha massante, em cima de um simples "eu vou mudar". O que eu quero saber é se as guerras vão parar! Essa sim seria uma bela mudança; a mudança do espírito de guerra, dos rios e rios de dinheiro gastos em barris de SANGUE!
Outra coisa que essa eleição marcou, foi a divisão entre negros e brancos nesse país. Apesar de terem se unido para votar no mesmo candidato, nas comemorações, parecia que a vitória pertencia muito mais aos negros do que a todos os que elegeram o Obama. Ao mesmo tempo que é bonito ouvir um grito de "finalmente chegou a nossa vez", é triste ver que ainda existe essa verdadeira disputa de raças. Negros e brancos aqui, não sambam juntos, não se unem para torcer pelo Flamengo, nem se abraçam no final da copa do mundo. Falam diferente, se vestem diferente...para deixar bem claro, que são dois grupos.
De qualquer forma foi realmente emocionante assistir a esse momento histórico, aqui, de camarote. Desejo que o Obama seja o presidente que a nação toda espera e que os americanos continuem buscando a mudança.
Ultimas notícias...
A viagem com a minha mãe foi maravilhoooosa! Mas vou falar sobre isso, com mais calma, no próximo post. Nesse aqui, quero apenas contar mais uma novidade da minha vida de aspirante a cineasta.
Vou fazer mais um curta - projeto final para aula de Prod. em 16mm - e meu grupo quer que eu seja atriz no filme!!hehehehe Eu resolvi me desafiar e, aceitei. Estou feliz porque nós vamos fazer um filme católico, super lindo! :) Mais um sonho que se realiza! Ontem me levaram na Igreja que vai nos servir de cenário - é LINDA!!! Amei! Espero que de tudo certo nessa minha tentativa de ser movie star. hahahahah
Aqui, um videozinho que eu fiz com umas amigas, de brincadeira, no Foley Studio! TODOS os sons são nossos (até o da trinca). Dá pra fazer tuuudo lá - com seriedade também. (rs)

Um comentário:

Andréa Ferrari disse...

say your name, or just don't send anymore msgs..