terça-feira, 30 de setembro de 2008

"Wouldn't you think I'm the girl, the girl who has everything?"


Eu não tinha percebido que estava em Hollywood...

Até ouvir o professor de Produção em 16mm, falar que nossos curtas seriam processados nos laboratórios de LA. Até aprender a mexer em cameras de cinema. Até aprender a medir a luz, escolher os atores em audições de verdade (alunos do curso de teatro), escrever o primeiro script, montar o storyboard, montar o cenário, vestir o personagem, checar a maquiagem, ensaiar a cena e reparar até nos anéis que estão nos dedos que aparecerão na cena.
Até falar o primeiro "AND...ACTION"!!!!!
Até passar 15 horas trabalhando para gravar 20 minutos de rolo de filme! 
Até entrar em stúdios onde tudo pode ser criado, montado e desmontado em poucas horas. Um quarto, uma sala, um escritório...Com certeza dá pra morar, trabalhar e até fazer uma guerra naquele lugar!!! Lá o que não falta é espaço e tempo...você pode estar em 1950, 2000, 2050, antes ou depois de Cristo. 
Estou estudando uma arte sem limites e o meu crescimento acadêmico e profissional aqui é imensurável. Mas o que mais cresceu mesmo, foi o meu fascínio por essa função de comunicar. 
Lembram quando eu escrevi que respondi ao professor na sala de aula na frente de todo mundo?? A pergunta era: "What is the movies function according to Aristotle?" e a respota era: "The movies function is to teach and to delight" Foi facil pra mim, porque isso não me sai da cabeça. Pois é exatamente o que eu quero fazer como profissional da communication!!! :) To Teach and to Delight!
"We need stories, we need to share experience. We like to be transported to another world, a special world, we like to walk on the heros shoes, we need great inspirations to build our self steam" To be considered a myth, the movie should give life lessons.
Isso tudo são ensinamentos do professor de Estética dos Filmes, que além de nos fazer refletir sobre a ARTE de contar histórias (seja no cinema ou na tv) e a importância/influência da comunicação, ensina as estruturas de uma história de sucesso. Construir heróis, pontoar e medir conflitos, definir as metas do personagem principal, manter o público envolvido, saber o tempo e a informação que cabem a cada fato, a cada cena, a cada corte. E como se parece com a vida real quando ele diz que, é quando o herói passa pelos momentos mais confusos e dificeis da história (the ordeal, the death moment) é que ele descobre o que realmente importa na 'journey' dele - pelo que irá lutar até o fim! 
Voltando para a parte técnica... Também aprendo na aula de Sound Design como escolher e posicionar os mics para cenas em carros, em estudios ou fora deles - em ambientes barulhentos. Já descobri os segredos dos produtores de som de Kung Fu Panda, Ratatouille, Star wars e Indiana jones (Raiders of the lost ark). Em um trabalho de grupo, reconstruiu ma cena do ultimo Indiana Jones com os meus próprios sons e efeitos!!! :) Descobri que os sons são muitas vezes imaginados, quase sempre criados e fazem 70% do impacto/emoção da cena. A lição mais dificil dessa aula foi: como enrolar cabos de som. hahaha Não tenho coordenação motora para isso!
Tenho também uma aula de Produção em TV, qua acontece sempre num estúdio da faculdade e explica tudo sobre, préprodução, produção e pósprodução. Tentamos entender nesta matéria, como tirar uma idéia do papel e coloca-lá na TV. Quantas mil pessoas e mil equipamentos são necessarios...e o principal, QUANTOS MIL DOLARES...hehehehe O melhor dessa aula é a parte  prática; colocar a mãozinha amadora e destreinada nos equipamentos de útlima, como os das TVs de verdade! Na práááática exercitamos e conhecemos todas as funções: do telepromter ao diretor....ready 1...cut 1, ready 3 cut 3.
Na "sala de aula" dessa matéria temos 4 cameras de estúdio, um switcher (serve para acompanhar as cenas de cada camera e editar) equipadissimo, uma sala de som com aquela mesa cheia de comandos e, tem ainda, outra área para a mesa de luz, também recheada de botões.
Como podem ver meus amigos, estou sendo really well educated here!!!!
Melhor do que isso, estou tendo ótimas oportunidades de praticar o que aprendo em sala em produçoes americanas de verdade. Hoje apareci na TV atuando como assistente de produção. (eu apareci messsmo! colocando os microfones para os artistas hehehehe). Como a maioria já viu em fotos, eu trabalhei na gravação de um programa da KPBS. Minha função era só preparar e avisar aos artistas a hora de entrar e arrumar o palco (tirar e por microfones por exemplo). Foi uma experiencia maravilhosa numa gravação de verdade!
Estou muito feliz com a oportunidade de estar aqui aprendendo tanto e me envolvendo REALmente com a profissão que escolhi seguir.
Bom, aí está um pouquinhoooo do meu curso aqui para vcs, como prometido!
Agora a melhoooor novidade dos últimos tempos (que sempre chega no final do post): Minha mami está de passagem comprada para vir me visitar!!!!!!!!!!!!!!!!!Daqui a alguma semanas embarcarei para washington para encontrá-la, passaremos pouco mais de uma semana juntas, passeando por lá e vamos dar um pulinho em NY. 
O hotel já está reservado eeeeeeee as entradas pro show da Pequena Sereia tambem já estão compradas!!!! Um sooooonho!!!!! 
Não sou criança, mas, guardo uma, super animada, no coração :)

(vale a pena ouvir essa versao)



8 comentários:

Unknown disse...

Mon amourrr!! Adorei a versão remix da Little Mermaiddd!! Podia facilmente tocar numa night! hehehe

Não sabia que vc tava aprendendo tantas coisas técnicas, essas coisas todas de filme e TV, até enrolando cabos!! haha Quem diria! Agora sim eu acredito que vc faz bastante coisa por aí! hehehe Tô brincando! Mas parece tudo mt bom mesmo, uma oportunidade única, sooo I'm veeeery happy for you!! :)

Bebenildo esses dias reclamou que sente dua falta!! hahahaha

Miss u too!! Depois nos falamos!!

bjuuuuu, Marshall

Gabriel Cruz disse...

Só Uma palavra :In-crí-vel!

Rodolfo Figueira disse...

Amazing!!!

Andréa Ferrari disse...

a gente pode brincar de cada um fala uma palavra...hehehehe

Anônimo disse...

Sucessoooooooooooooooo!!!!!!!!!!!

Unknown disse...

Pô....eu até acho boa essa idéia de uma palavra só, mas NÃO vou conseguir escrever somente UMA depois de tudo o que eu li....hahaahaha!!

Uma palavra que resumiria bem seria: "sonho".

Caramba, suas aulas são suuuper alto nível e suuuper iradas, já deu pra perceber!!

Pra quem pretende trabalhar com isso, como nós, estar tão pertinho de Hollywood faz o coração acelerar(nunca estive lá, mas imagino como me sentiria...heehehe).

Não tenho a menor dúvida de que essa sua experiência está sendo SUPER enriquecedora, portanto o que eu tenho pra te falar é: APROVEITA!!! Aprenda tudo o que vc puder e não espere as oportunidades irem até você, aproveite a proximidade com pessoas e lugares desse ramo e CORRA ATRÁS dessas oportunidades!!

Mostre do que vc é capaz, this is your time!!!

Bjsss.

PS: depois me passa seu msn para conversarmos melhor, adoraria saber um pouco mais do que vc está aprendendo!

Flavia Peroba disse...

tenho que me programar para ler seu blog- pelo menos o update inteiro, mas vale a pena.

muito legal saber o que esta fazendo por ai.
e visita de mae é sempre bom ne?

convence a barbara a te visitar que vc tera visita de amigas do frances tbm. meu primo de san diego liberou a casa, agora so me falta cia no voo.

beijos grandes

Juliana Scalese disse...

oi andreia... eu tava procurando coisas sobre roteiro no google e seu blog apareceu.. eu comecei a ler e vi q vc tah estudando nos EUA, procede?
vc tah estudando cinema? se for, aonde?
eu estou me programando pra ir ano q vem e queria falar com pessoas q jah foram...
se puder me resp no email
ju.scalese@hotmail.com
obrigada
e bjs